Página:Bandeiras e Sertanistas Bahianos.pdf/78

Wikisource, a biblioteca livre
BANDEIRAS E SERTANISTAS BAHIANOS
77

Urucuya, a estrada de communicação com as mi- nas de Goyaz, levando até ali os gados da ribeira do São Francisco, estrada que foi prohibida, a 2 de Outubro de 1732, pelo Conde de Sarzedas.


Governo do 4.º vice-rei D. Vasco Cezar de Menezes.


Por muito notavel o governo do Conde de Sabugosa, cumpre-nos dar algumas notas sobre elle: alem da repressão dos facinorosos em que muito o auxiliou Pedro Leolino Mariz, encarregado das prisões de Nunes Vianna e irmãos Dias do Prado [1] e das entradas que determinou para conter os selvicolas; cuidou elle de outras providencias administrativas, como do regime florestal, providenciando o córte de madeiras de lei; sobre minas, attendendo ás de Jacobina e Rio das Contas, as Novas de Arassuahy e Tucambira, sem esquecer-se de erigir Villas, mantendo as estradas de communicação e dellas tomando conhecimento e abrindo novas, actos de importancia capital na vida da colonia.

O Coronel Pedro Barbosa Leal, apesar de já entrado em annos, é um de seus auxiliares mais decididos. Foi este notavel sertanista bahiano quem lhe suggeriu a criação das villas de Jacobina e Minas do Rio das Contas; sendo aquella, a primeira

  1. O capitão de Cavallos Belchior Reis e Mello foi quem se encarregou dessa diligencia; era morador na fazenda Ribeirão, no rio Verde.