Página:Bem cavalgar (1842).djvu/118

Wikisource, a biblioteca livre

queza daquella primeira voontade procede. E dos que erram per trigança botarem o corpo e a vara com voontade de encon- trar, esto aa segunda voontade que chamey spiritual se pode apropriar; e fazse daquella guisa que alguus beesteiros com trigança nom podem sofrer o desparar da besta com boo asses- sego, mes desfecham darrevato, ou tisovrada; e ainda que co- nheçam sua myngua, nom se podem emmendar, porque a voon- tade nom lhes consente. E aquesto medes faz quando justam alguus boos j ustadores, que assy apertam os corpos e os movem aquelles que os veem com desejo de se encontrarem como alguus delles, os que erram por sempre quererem de grande avan- tagem bem encontrar, aa terceira voontade pode seer apro- priada, porque aquella carnal querendo scusar todo perigoo e trabalho prazerlhia nom encontrar; e a outra que deseja fazer toda cousa que pensa que he bem muy atrevydamente, que- rendo sem nenhuu reguardo encontrar, contrariasse antre sy, e delia veem alguus aa terceira que chamey tiba e prazenteira, a qual, querendo estas ambas suso dietas-comprazer, determyna que he bem encontrar a todos de grande avantagem na vista, ou errar. E aquesto fazem sem deferença de consiirar a quem vaão, ou que cavallo ou armas trazem, e per aqui pensam sa- tisfazer e concordar as primeiras duas voontades.

E por se guardar de todos estes erros, que procedem destas tres, tenham teençom de se governar per a quarta, obedecendo aa razom e entender em esta guysa : consiirem o que he bem de fazer, e forcem assv medes per esforço, mostramento de boa razom e husança.

E quanto ao primeiro erro, porque todo nace da voontade, a qual determyna nom querer encontrar, com receo que dello toma, reguardem o que screvy das cousas que o fazem perdei*, o ajudemse daquellas em que sentirem pera isto mais provevto.