Página:Bem cavalgar (1842).djvu/150

Wikisource, a biblioteca livre

como entrar em hyr nom lhe derem com ellas, e ante que aos encontros cheguem, ryjo, em maneira razoada, segundo a besta demandar os feryrem, e per esta guisa se de sua voontade ja nom recear dereitamente para sua carreira.

Segundo, he do jogar das canas, e remessar qualquer cousa, porque na maneira semelhante alguus aa primeira ferem sobejo suas bestas, e ao lançar fazem tal mostrança de se eorreger, cessando de as feryr, que logo as fazem ante- parar; e aquestes assy convém pouco no começo ferillas, e ante que do lance, ryjo lhe dar com ellas, e lançar logo de sos- peita sem deteer.

Terceiro, dos que a monte andam que custumam feryr com lança so o braço, e quando som aa cerca, teendo teençom de chegar as sporas lhe nom lembram, sede tal manha teem pouca li usança j e porem he necessário seerem lembrados de lhas che- gar mais ryjamente que ante, por tal que sem receo façam che- gar seu cavallo.

Quarto, he em saltar saltos feitos, que tal maneira quer quando veher ao salto deyxallo viir a seu prazer, e huu pouco ante que chegue darlhe com ellas ryjamente, e teerse na sella sem novo apertamento, por tal que nom recee ou antepare.

Quvnto, he pera passar per antre gente quando veher, por que as bestas o fazem de boa voontade, leixallas viir sem as feryr cora ellas, e ante que chegue, de novo ryjo lhe dar, e assv passara mylhor que per outra guysa.

Também he fallymento as bestas muyto avyvadas eustumar a feryr ryjo, e aas dormentes, ou quando lhe comprir, nom lhe saber dar com ellas. E pera mais ryjamente feryrem he grande avantagem trazer os pees bem firmes nas strebeiras, porque nom teem geeralmente geito ném poder de lhe dar com ellas lambem os que os pees nas strebeiras mal trazem, e porem aalem