Página:Bem cavalgar (1842).djvu/157

Wikisource, a biblioteca livre

ainda que per fantesia, e nom boo custume, muytos assy as tra- gam. As sporas sejam de razoada longura, guardando que se nom prendom em látego, ou funda, por sua compricloõè, e grandeza das rodas. Dos trajos em tempo que comprir nom se pejem , porque ja delles alguus acajoarom. E assy per aquestes avysamentos que screvo, cada huu em semelhantes se pode avvsar no que a el e a sua besta perteencer.

Da terceira parte, como nos devemos avysar da manqueira , doença, fraqueza, cansaço, maao geito, ou mallicias da besta, daquesto filhem desvairados avysamentos geeraes, mas os Se- nhores, e outros que o bem podem fazer, scusem as semelhantes; e os que outras nom teem, corram e andem em ellas com grande reguardo segundo sentiirem seus fallecymentos, consiirando per onde vaão, e o que sobre taaes bestas lhe convém ou querem fazer, avisandosse da maão das redeas, e das sporas, por cuja declaraçom ponho estes exempros, per os quaaes outros avisa- mentos se podem consiirar.

Nas bestas mancas dos peitos, braços, maãos, e das que per cansaço carregam sobre os freos, que se encalçam nos nervos ou nas maãos, se roçam de sob pees, terras ryjas e dè pedras, posto que de lama sejom, mais specialmente se devem guardar. Das que som carregadas diante, andam baixo das maãos, e os braços per manqueiras ou maao geyto ma} desenvolvem, de correrem per mato espesso e pejado per lama, augua ou ervaçal, muyto devem seer avysados. Nas mancas das pernas, de fraco lombo, que a sella filhem, e que sejam doentes de polmeira, fracas, ou cansadas, ou que as cilhas corram, as hereitas se guardem, ca per sua fraqueza podem a seu dono mais empeeeer, ou fazer empacho. Nas que se roçam nas pernas, folloas, espan- tadyças, e sobejo aguçosas, per ladeiras, camynhos streitos, e de apertados passos mais se avysem. E das que as maãos cru-

82