Página:Benjamin Constant, fundador da Republica brasileira.pdf/10

Wikisource, a biblioteca livre
— 10 —

dade de todos ; não um rancor immortal contra os inimigos, mas uma equidade calma e livre de toda paixão ; não uma habilidade artificiosa, mas à penetração do philosopho. Como achar o homem que reuna mais perfeitamente essas qualidades? Em nenhum paiz um homem tal nasce commummente nos degrãos do throno ?»

O problema posto nas mãos de Benjamin Constant,e de que o seu alto espirito culto e a sua grande alma de patriota soube compenetrar-se para que lhe fosse dado leval-o a termo, tinha um duplo aspecto. Era, primeiro, a demolição do velho organismo imperial, e era, depois, a organisação do regimen novo: destruam et ædificado.

Em toda essa tarefa, negativa e positiva, na revolução que derrubou e na acção que reconstruiu, o eminente brasileiro revelou-se digno de emparelhar com os maiores estadistas, de que se honram as nações mais adiantadas do Occidente. Raro, como nelle, no mesmo typo humano, andam conjugadas, em tão alto gráo, as qualidades do espirito, do coração e do caracter: era o maior dos mestres, era o melhor dos amigos, era o mais apto dos chefes; tinha o seu espirito iluminado pelas claridades do mais profundo saber ; tinha o coração sempre cheio dos mais nobres sentimentos, que põem em relevo os homens de merito excepcional, grande o apego, incomparavel a veneração, sem limites a bondade; e era dotado de energias extraordinarias, capaz de fecundas iniciativas, sabendo querer, sem impetos imprudentes e sem hesitações timidas, com firmeza e perseverança, essencial garantia de successo.

Nesses dias tormentosos, em que viveu, sentindo que de suas mãos estavam pendentes os destinos da sua patria, quando as cogitações pelo bem publico foram tiral-o do lar, fazendo que esquecesse esse carinhoso e bemdito oasis, em que mais tarde encontrou as consolações doces, que lhe amenisaram os derradeiros momentos da existencia ; nesses dias, que de impaciencias insensatas não teve que vencer? Que de resistencias não quebrou com a força da sua opinião e a logica invencivel da sua fé scientífica e política? Refreou temeridades loucas, e deu audacias á timidez de muitos.

Enfeixou vontades, coordenou movimentos, harmonisou sentimentos. Com os mais ardentes revolucionarios conspirou derrocadas, concertando a traça da extincção do throno, guiando-os com o seu criterio ; com os espiritos mais sensatos e observadores combinou o plano da reorganisação politica de que saiu a patria republicana, livre dos líames da theologia e das cadeias da realeza.