Página:Benjamin Constant, fundador da Republica brasileira.pdf/11

Wikisource, a biblioteca livre
— 11 —

Foi um benemerito. Subiu ás maiores altezas, a que ninguem na nossa terra subira antes delle. E do alto posto, a que se remontou, e de onde a sua clarividencia permittiu que devassasse os mais afastados horisontes, futuro em fóra, pôde, olhos pregados no passado, para medir o volume e a velocidade da corrente das nossas tradições, baixar o acto decretorio, que deu base solida e estavel ao monumento novo do direito patrio, reorganisada a nação brasileira sem Deus nem rei.

Tinha sob a sua superior direcção e glorioso commando essa cohorte de moços, que se lhe entregaram nas mãos de corpo e alma, atados aos seus destinos para a vida e para a morte, certos de que elle só podia guial-os e conduzil-os no caminho do bem, fazendo-os combater pela honra e pela salvação da patria. E elle bem sabia que podia, como Leonidas, preliar e vencer, á testa dessa phalange de espartanos, que nunca seriam capazes de aprender a via dolorosa por onde os que pelejam recuam vencidos.

A seu lado estavam os mais graduados chefes da democracia liberal e os mais denodados e prestimosos chefes do partido republicano revolucionario muitos supprindo pelo seu bom senso as lacunas de seu espirito, e, pelo seu criterio a anarchica preparação, que não lhes dava a capacidade sufficiente para, numa hora critica de nossa historia nacional, perdidos na perigosa encruzilhada, acertar com a boa vereda.

O grande merito do nosso mestre era que elle não saira do grupo dos politicos incompetentes, de quem falou o philosopho inegualavel, ces pretendus qui tranchent en sociologie quoiqu´ils ignorent l'arithmétique. Elle tinha, ao envez, para oriental-o com segurança, essa doutrina geral, que vae do estudo do numero e da quantidade até á moral, e que ensina a confiar na acção das leis naturaes contra as quaes não valem os golpes de Estado, nem as criminosas audacias de governos incapazes, nem as insurreições anarchicas dos espiritos irregulares, tomados dessa raiva chronica, que é um dos traços caracteristicos de nossa epoca de indisciplina mental, quando andam cerrados os ouvidos aos sabios conselhos de J. de Maistre, ensinando que tout ce que gêne l´homme le fortifie e que il ne peut obéir sans se perfectionner.

Guiava-o a sã philosophia relativa, graças á qual elle aprendera que em politica, como em todos os dominios do saber positivo, a verdadeira sciencia consiste em conhecer as leis de natureza estatica e dynamica, que regem a Humanidade, para aproveital-as em bem da ordem e do progresso,