Página:Benjamin Constant, fundador da Republica brasileira.pdf/15

Wikisource, a biblioteca livre
— 15 —

Tinha sido essa, em outra epoca, visinha á nossa, a missão salutar do grande estadista francez, o sr. Julio Ferry. O que Benjamin Constant concebera e realisára era esse grandioso projecto de dar um primeiro gráo de instrucção geral a todos os cidadãos, assentando-a sobre bases puramente positivas, e fóra de toda a concepção theologica.

Errados egualmente pareceram os seus decretos, como governo, quando revelára essa constante preoccupação de preparar, pela instrucção da mocidade militar, um melhor futuro para o Exercito nacional, como quem tinha, apezar das suas conhecidas e pregoadas opiniões philosophicas, que o levavam a crer que o estado final da Humanidade é um regimen pacifico e industrial, que reunirá todas as nações do planeta em um só organismo, em uma só grande federação, como quem tinha a certeza de que a guerra é, na hora actual, não só possivel mas até provavel.

Bem hajam os que continuam a lançar bençãos sobre o seu santo nome querido. Celebremos nelle as mais fulgurantes victorias da nossa patria, o feito mais extraordinario e o primeiro entre os grandes dias da nossa historia.

E' um acto de religião e é um acto de culto, esse tributo de veneração, pago a tão sagrada memoria.

E, quando eu falo de religião e de pratica cultual, tenho em vista confessar-me um adepto da religião da Humanidade, como eu a entendo e pratico, e como ella basta ás necessidades do meu espirito e do meu coração.

Ha longos annos sustentei essa necessidade inelutavel de uma synthese affectiva, sêde mental que, em tempos passados, a theologia estancou, e que só ha de remediar a regeneração humana, sob o influxo dessa nova fé, baseada na sciencia.

Eu creio na religião demonstrada, positiva e humana, que não é uma invenção do espirito de Augusto Comte, mas que se lhe deparou no passado e na historia, saida desse anthropomorphismo, que é o fundo commum de todas as syntheses religiosas, baseadas, como o monotheismo catholico, sobre o amor á humanidade, traduzido nessa veneração do rabbino nazareno, homem que se fez deus, e nesse culto da mulher, representada na figura de Maria Santissima.

Não sei si érro, quando penso com E. Littré, que a philosophia positiva, filha das sciencias, deve seguir os mesmos destinos: montera comme elles monteront, influera comme elles influeront, et resumera en soi toute leur efficacite théorique et toute leur action sociale.