Página:Biblioteca brasileira t1n2.pdf/20

Wikisource, a biblioteca livre
138
BIBLIOTHECA BRASILEIRA.

foi apparecendo no alto do Ibytyra, Cururupeba tomou Cajuby pela mao e dirigindo-se a Iepippo que se achava cercado de seus amigos e parentes, disse-lhe:

« — Recebe Cajuby por mulher, defende-a, sê dextro caçador e intrepido guerreiro.

« — Iepippo recebeu Cajuby, beijou-lhe a trança, que symbolisava a virgindade 
 [1]

Concluidas as ceremonias do casamento, deu-se começo á tabyra.

« No .meio do valle ateava-se .uma grande fogueira levantada de grossos troncos de madeira secca, intercalados de gomos de taboca e taquara, que rebentavam com estampido, aquecidos pelo fogo; ao redor e em distancia ardiam outras fogueiras menores. Os indios ficavam no espaço intermedio, formando um immenso circulo.

« As velhas assavam nos grandes espetos de páo, de que já fallei, viravam e reviravam sobre as brasas, veados, macacos, nhambús; papagaios, tiús, sapos, cobras, lagartos, tatús, e outros animaes e aves, que os caçadores tinham matado e trazido para a tabyra. Cada especie do reino zoologico concorrera com o seu representante para o grande festim; só faltava um prisioneiro para torna-lo mais explendido, e satisfazer a antropophagia.

« Em grandes talhas de barro cosido, collocadas junto ás fogueiras ferviam kaawy e a chicha[2], que ainda ardentes e espumantes eram servidas a homens mulheres em malgas ou taças feitas de barro, de craneos humanos, de animaes, ou em cabaças. Outros fumavam ao mesmo tempo a pytyma (tabaco) em longos cachimbos, ou enrolada em fórma de charuto.

« Ao som do maracá e ao rangido estridente, produzido por uma taboca dentada esfregada por uma vara rija, dançavam os moços e as raparigas danças vivas e animadas, em quanto os

  1. Ainda por decencia somos obrigados a supprimir algumas linhas do manuscripto.
  2. Bebidas fermentadas e inebriantes feitas da mandioca e do milho.