Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/109

Wikisource, a biblioteca livre

refrescou e os argelinos sumiram-se no horizonte. Caíram então os cristãos de joelhos, e com os olhos e os braços alçados para o céu, deram graças ao Senhor por esta vitória.

A nau demandou a barra de Lisboa, e em 22 de março de 1714 fundeou nas águas do Tejo.

Dona Rosa tornou-se por muito tempo o alvo da curiosidade dos habitantes da metrópole portuguesa; todos a queriam ver, e todos a louvaram pelo seu nobre valor, pela sua rara intrepidez. A coragem da distinta brasileira deu assunto à conversação, e fez com que seu nome viesse à posteridade, alcançando um lugar nas páginas da História.


✻ ✻ ✻


Nascida nos últimos anos do décimo sétimo século, dotada de índole extremamente belicosa, e coração varonil, contava dona Maria Úrsula de Abreu Lencastre, apenas dezoito anos de idade, quando, ardendo de desejo de assinalar-se nos campos da guerra, abandonou a casa paterna, fugiu aos braços de seu velho pai, João de Abreu e Oliveira, e embarcou-se para Lisboa, onde, no dia 1º de setembro de 1700, assentando praça de soldado, sob o nome de Baltasar do Coito Cardoso, passou ao Estado da Índia.

Foi nessa celebrada parte do mundo, teatro dos brilhantes feitos de tantos cabos portugueses, que vasta carreira de glória se abriu