Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/113

Wikisource, a biblioteca livre

filhas de Santa Teresa de Jesus, as carmelitas descalças. No seu recinto, em leito de modéstia argila, descansa o invicto e grande capitão, que elevou os arcos triunfantes dessas águas, que murmuram junto da sua sepultura, e a quem a vitória coroou de seus louros nas campinas de Uruguai, e a seu lado, em campa rasa, dorme o sono dos mortos a fundadora daquele asilo, a madre Jacinta de São José.

No começo do século décimo oitavo viviam no Rio de Janeiro e eram venerados pela sua religiosidade José Rodrigues Aires e Maria Lemos Pereira. Unidos pelos laços matrimoniais, abençoou o céu o seu consórcio dando-lhes dois filhos e duas filhas.

Os felizes pais assaz se esmeraram na educação dos seus genitores, aos quais o Senhor concedeu a graça da perseverança no caminho da vida por este vale de espinhos e lágrimas; mas a todos eles se avantajou Jacinta, que tão célebre tinha de se tornar pela fundação de uma nova comunidade, como pelas contrariedades com que teve de lutar durante os longos anos de sua existência.

Ela nasceu no dia 15 de outubro de 1715 e desde os tenros anos que ganhou certa superioridade sobre seus irmãos pelos muitos excelentes dotes naturais, e conquistou a benevolência e estima de seus parentes e das pessoas com quem falava. Fez-se notável pela sua presença, amável pela sua bondade querida pela sua discrição