Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/117

Wikisource, a biblioteca livre

na intenção de não voltar mais a seus mentirosos encantos e seduções enganadoras.

Naquela casa arruinada, pequena, e que se fazia em pedaços, colocou aquela imagem que levada consigo, e aí recebeu depois a visita de seu padrasto André Gonçalves dos Santos, comissário geral da artilharia, e de seus irmão Sebastião Rodrigues Aires e José Gonçalves.

Retiradas as dias irmãs do tumulto da cidade e entregues a Deus pela oração e penitência, deixaram os apelidos de sua casa para ficarem sob a proteção de Jesus, Maria e José, e tomaram os nomes de Jacinta de S. José e Francisca de Jesus e Maria. Unidas pelos mesmos sentimentos religiosos, esforçaram-se ambas em levantar uma capela consagrada ao Menino Deus, e com o produto da venda das jóias de Jacinta se deu princípio às obras. Ali viveram enquanto duraram os trabalhos, como que emparedadas, abrindo apenas o postigo de uma porta para trancarem do que se fazia mister.

“Difundiu-se logo”, diz o historiador Baltasar da Silva Lisboa, “difundiu-se logo por toda a cidade o suave aroma das virtudes daquelas servas de Deus, que causou tão agradável sensação ao governador Gomes Freire de Andrade, o exemplo dos bons governadores, que se lhe acendeu no espírito eficazmente proteger os seus pios desígnios, ajudando a levantar a capela, dando-lhes uma mesada, que José Gonçalves ia receber do brigadeiro Alpoim. Suscitaram-se, como é de costume, contradições