Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/118

Wikisource, a biblioteca livre

e dificuldades na recepção das esmolas, que se fez necessário ir o mesmo José Gonçalves recebê-las, dizendo-se-lhe que o general as havia de ajudar e confiasse em Deus, que ele pagaria por junto. Não pararam as obras da capela, e o bispo dom frei João da Cruz deu a autorização conveniente, parecendo milagroso o adiantamento, e tal a atividade de Jacinta na sua conclusão, que até com o próprio trabalho o aumentava, indo nas tardes frescas e nas noites de luar com sua irmã carregar pedra em companhia do referido José Gonçalves, este em carrinho de mão, seus escravos à cabeça, e Jacinta e Francisca em um saco, conforme podiam.”

Concluída a capela no dia 31 de dezembro de 1743, foi benta segundo o rito romano, pelo cônego doutoral Henrique Moreira de Carvalho, com autorização do bispo. Rezou missa e ali receberam elas o pão dos católicos no dia 6 de janeiro do ano seguinte, vestidas de capas e saias pardas, com um véu preto pela cabeça, celebrando a primeira missa o padre Manuel Francisco, religioso carmelita. Levantou-se um postigo da parte do evangelho sobre o presbitério da capela, para servir de confessionário, e como ouviam a missa do coro, desciam na ocasião de comungar.

O bispo doutoral dom Frei João da Cruz aí disse missa por duas vezes antes de partir para Lisboa; os adornos consistiam unicamente na profusão das flores. Satisfeito de tudo quanto vira, lhes fez presente de duas