Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/124

Wikisource, a biblioteca livre

maior solenidade houve grande parada, que deu as salvas do estilo.

As obras progrediam rapidamente sob as vistas paternais do governo, que também erguia os arcos triunfais do arqueduto da Carioca, e já no dia 24 de julho de 1751 se instalava Jacinta com as suas companheiras na capela, enquanto se não concluía o resto do edifício.

Chegara por este tempo o breve do sumo pontífice, dado em Roma aos 5 de janeiro de 1750. Mandava-se por ele que os religiosos professassem a regra de Santa Clara da mais estrita observância; a comissão encarregada de seu exame julgou contra a sua aceitação; e como o governador simpatizava com as intenções dos devotos, se encarregou de mandar a Roma nova súplica; porém a glória das batalhas o chamou aos campos do Sul. Lá o esperava o troféu laureado da vitória. O bispo pertinaz em sua opinião se opôs às súplicas humildes de Jacinta, que instava para que professassem as regras e constituições de Santa Teresa de Jesus.

Nas cartas que por esta ocasião dirigiu ao ilustrado conde de Bobadela, derramou os pensamentos de seu pressentimento e cuidado. Até as pessoas que lhe apatrocinavam a vocação vieram a sofrer, sendo uma destas o padre Antônio Nunes, que esteve dois anos preso. Enfim o general partiu para as missões do Uruguai, onde a sua espada só tinha de ceifar os louros da vitória, deixando à