Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/134

Wikisource, a biblioteca livre

Bom Jesus vinha de Portugal embarcada para Pernambuco, e que encontrando-se o navio com inimigos infiéis, lançaram os portugueses a santa imagem ao mar para não ser tomada, com o que se achou junto dela, cera e azeite, e que ao mesmo tempo em que foi achada a santa imagem na praia, foram vistas pelo padre Manuel Gomes, vigário da vila de S. Sebastião, passar pelo mar, da parte do norte para o sul, seis velas acesas, em uma noite, sendo que a luzerna iluminava grande circunferência.”

Estas narrações legendárias fizeram profunda impressão no ânimo de Joana que, de combinação com seu marido, prometeram ante a imagem santa do Piaçuna que aquele que sobrevivesse ao outro não passaria a segundas núpcias e iria peregrinar pelo mundo.

Saberiam, porém, como romeiros do Senhor, que promessas faziam à face do altar, e como seria aceita pelo Céu a missão a que se votavam? Nas disposições humanas não entram por certo os cálculos do destino que Deus reserva às suas criaturas, e, pois, longa e bem longa teve de ser a peregrinação de Joana.

De volta da romaria, finou-se-lhe o marido, que os seus dias estavam contados na ampulheta do tempo.

Sucumbiu a essa hedionda enfermidade, que alterava as povoações brasileiras, que levava a desolação ao seio das famílias, que derramava o pranto por todas a parte e cobria de luto quase todas as casas, e ante a