Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/135

Wikisource, a biblioteca livre

qual hesitava a ciência humana, enquanto o gênio de Jenner não descobriu o segredo de sua prevenção.

Morrera, segundo a tradição, em Paranaguá, e Joana, depois de pagar o tributo da saudade e da religião ante a sua sepultura, tomou, envolta nos trajos lutuosos da viuvez, o bordão dos peregrinos dos tempos bíblicos.

Levava o cilício sobre as carnes que tinham morrido para o mundo, e sobre o cilício um hábito de burel pesado, negro, e sobre o hábito e pendente do pescoço a imagem do menino Deus, em nome do qual pedia esmolas.

Caminhava a pé e sozinha pelo império das feras, cujos bramidos não lhe intimidavam; atravessava as solidões, penetrava pelas florestas seculares, povoadas por hordas de selvagens bárbaros e antropófagos, e afrontando ásperos e escabrosos caminhos, convertendo, graças à fé que lhe robustecia a alma, os espinhos em flores, as flores em frutos, entrou assim pela província de Santa Catarina.

Desde logo a freguesia de Lagoa tornou-se o lugar de sua habitação favorita e o ponto de partida de suas constantes peregrinações.

Por muito tempo ocupou-lhe a imaginação o pensamento de ali fundar uma capela, com as esmolas que obtinha dos fiéis, para o que chegou a alcançar licença do bispo da diocese do Rio de Janeiro, cujo báculo ainda hoje se estende às ovelhas da grei catarinense.