Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/138

Wikisource, a biblioteca livre

da Graça, foi verbalmente concedida; deixou-se, porém, de lavrar a escritura da respectiva donação, e ficou por isso sem efeito.

Instituída em 1765 a irmandade dos Passos, entrou Joana para o seu grêmio, e no dia 3 de julho de 1767 obteve a irmandade provisão para erigir na igreja do Menino Deus a capela do Senhor dos Passos, a qual, sendo começada em 27 de julho do ano seguinte, ficou concluída no de 1769.

Tinha-se realizado o mais ardente desejo de Joana; podia morrer tranqüila, mas a vida se lhe prolongou ainda por onze anos.

Durante todo esse tempo, tão largo para ela, trajou o hábito da ordem terceira da Penitência, para o que obteve licença da mesma ordem, e dele usou quotidianamente. Seguiram o seu exemplo outras devotas, e entre elas Jacinta Clara, que sucedeu a Joana de Gusmão na administração da capela, não só por ocasião do seu falecimento, como durante a sua estada nesta cidade do Rio de Janeiro pelos anos de 1773 a 1774, quando aqui diligenciava esmolas para a sua capela.

Compenetrada da sublimidade de sua missão e levada da tendência de seu espírito para o amor do próximo, não descuidou-se da infância desvalida, esses anjos desterrados da pátria celeste. Repartiu com elas os conhecimentos bebidos na casa paterna, de que saíram tão distintos e instruídos varões; não era simplesmente uma