Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/142

Wikisource, a biblioteca livre

sinos da capela do Menino Deus anunciaram as suas exéquias, levando os seus fúnebres e tristes sons aos arredores da vila. Uma procissão acompanhou o seu esquife, suspenso sobre os ombros de seus irmãos terceiros da Penitência. Ao cântico dos mortos, baixou o seu corpo à sepultura que ela escolheu para seu eterno jazigo, e donde não deveria ser jamais exumado.

A irmandade dos Passos guarda ainda hoje em modesta urna, em sua igreja, como relíquias santas, alguns dos restos mortais da beata Joana de Gusmão, a fundadora da capela do Menino Deus, a dedicada mestra da infância desvalida, a boa e caritativa pobre, que repartia de suas esmolas com os necessitados como ela, e de quem ainda a tradição dos habitantes da província de Santa Catarina honra a memória.


✻ ✻ ✻


Sobre o píncaro de uma das serras da província de Minas Gerais, não muito distante de Ouro Preto, se eleva a capela da Senhora da Piedade.

A tradição de sua edificação é uma das mais poéticas lendas de nossa pátria.

É crença dos habitantes do lugar que ali vivia um casal de ricos e honrados agricultores, mas que no meio de suas riquezas arrastavam uma existência desgraçada e infeliz.