Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/143

Wikisource, a biblioteca livre

Ligada pelos laços do himeneu vira o ditoso casal os seus votos satisfeitos; os céus legitimaram o seu amor dando-lhe uma filha, mas este fruto de tão venturosa união veio ao mundo condenado a não falar; a mudez tinha selado para sempre os seus lábios e pois a herdade da serra não retumbou com os gritos infantis e inocentes da linda menina.

Os pais tocados de tão grande desventura fizeram mil promessas invocando a piedade da Santa Virgem, e um dia que subiam o íngreme e escabroso trilho de sua habitação, viram a sua filha nos braços de um anjo.

Extáticos ante a visão celeste, que para logo esvaeceu-se, viram os ditosos pais a bela menina correr-lhes ao encontro balbuciando os doces nomes de pai e de mãe, e pai e mãe ali prostrados a receberam em seus braços, e para logo subiram ao Senhor, nas asas do anjo da oração, as suas vozes agradecidas.

Fiéis à sua promessa elevaram com as suas próprias mãos rústico, mas sublime templo; e a capela da Piedade tornou-se desde então o alvo da romaria dos habitantes da circunvizinhança daquela serra, que hoje tem o seu nome.

Lá descansam os restos mortais dos pais que foram tão venturosos e com eles os de sua filhinha, que ali crescera e viveu sempre feliz, e que ali prostrada aos pés da Virgem dava graças por tamanho benefício.