Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/61

Wikisource, a biblioteca livre

Pará e do Rio Grande, enfraqueceram-se em lutas tenazes, longas e fratricidas, sonhando com as utopias das democracias sul-americanas; e outras, a seu exemplo, ergueram também por sua vez o pendão da anarquia. Dir-se-ia que o governo da corte pesava com toda a tirania dos tempos feudais sobre essas províncias, que aliás gozavam, como ainda gozam, de instituições meramente democráticas!

A proclamação da maioridade de S. M. I. o Senhor D. Pedro II trouxe a paz ao império, e mais tarde a conciliação dos partidos deu tempo a que os verdadeiros amigos da pátria se entregassem à nobre tarefa de lhe serem úteis, dedicando-se ao seu melhoramento e progresso material e moral, e bem depressa a influência benigna do Império se fez sentir nas repúblicas do Prata. O déspota, cuja existência era um insulto ao século XIX e um aviltamento para toda uma nação, que proclamara à face da Terra a sua liberdade, desapareceu ante a intervenção armada do Brasil, e a vitória inscreveu o triunfo das armas brasileiras nas fortificações de Tonelero, e nas torres de Monte Caseros.

A cessação do tráfico africano, que zombara ante as arbitrariedades do cruzeiro britânico, que só fora vencido pela legislação nacional, e que tão benigna influência promete nos futuros destinos do império, extinguindo para todo o sempre essa chaga negra e hedionda; o incremento dado à colonização, que vai abrindo novos