Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/81

Wikisource, a biblioteca livre

O feliz soldado foi recebido com pomposa festa; a artilharia saudou os bem-vindos filhos das florestas, e a igreja paroquial de Santana abriu de par em par as suas portas, e ao som dos cânticos bíblicos renderam-se graças ao Senhor pelo êxito da expedição. Agradecido o ancião com o acolhimento que tivera, enlevado com os encantos e gozos que lhe oferecia a vida social, declarou que não voltaria mais à existência nômade e selvagem de seus bosques. Despediu os seus guerreiros e marcou-lhes o prazo de seis luas para que voltassem trazendo os caiapós que se tinham deixado ficar em suas pobres palhoças, e que, dizia ele, eram tão numerosos como as estrelas.

Tratou-se de admitir ao seio do cristianismo as criancinhas, purificando-as da mácula nas águas regeneradoras da pia batismal, e pois a filha da filha do ancião recebeu o nome de Damiana, e o governador que lhe serviu de padrinho lhe deu o seu ilustre apelido.

Ao princípio foram estes índios estabelecidos na aldeia Maria, assim chamada em honra da rainha, que então empunhava o cetro do império lusitano, mas com os novos descimentos cresceram em avultado número, que força foi reparti-los pela aldeia de São José, deserta pela extinção de seus primitivos habitantes acroás, javaés e carajás. 2

Não era a aldeia de São José uma simples reunião de ligeiras choupanas apropriadas a seus moradores à maneira