Página:Carta posthuma de D. Pedro Duque de Bragança.pdf/19

Wikisource, a biblioteca livre
[ 11 ]

o aniquillamento da influencia militar. Tambem por este lado minha administração errou completamente. Depositei a minha confiança na tropa. Para sustentar numeroso exercito, eu decimei a popuação, e esgotei as riquezas do Brasil e por fim de contas a tropa deu no meu throno a ultima pancada. O Brasil carece sómente de hum exercito mui diminuto ; toda a sua força jaz na sua Guarda Nacional, porque, invencivel no seu territorio e nas suas matas, toda guerra de aggressão lhe traria ruina, e deshonra. Eu fiz desta verdade amargoso experimento.

Não posso deixar de vos dirigir huma advertencia acerca da escravidão dos negros. À escravidão he hum mal, e hum attentado contra os direitos e a dignidade da especie humana; mas as suas consequencias são menos damnosas aos que padecem o captiveiro, do que á nação, cuja legislação admitte a escravatura. He um cancro que devora sua moralidade. Porem esta praga , quando herdada das gerações anteriores, quando afiancada pelas leis, quando complicada com os misteres da producção, não pode ser sanada violentamente, sem que a existencia social perigue. Sò quando o trabalho livre for mais barato que o captivo, a escravidão findarà de per si. Esforçai-vos pois para avançar este desejavel resultado, promovendo pelos meios apropriados, e sobre tudo pelos melhoramentos materiaes das vias de communicacão, a população dos homens livres.

Da escolha dos futuros Depositarios da Authoridade de meu filho, em quanto elle for menor, depende a realisação destes melhoramentos: Sinto-me, portanto, obrigado á vos expender minha, actualmente desinteressada, opinião a respeito das notabilidades que sobrevivêrão a do manejo dos negocios, e das collisões da revolução.