Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/102

Wikisource, a biblioteca livre
76
PREFÁCIO BIOGRÁFICO

vida a Mamede Pereira de Lacerda, môço fidalgo de sua casa, filho de D. Maria da Cunha, camareira que hoje é da Rainha nossa Senhora.

Para êste efeito, sabendo que eu passava por mestre de campo para Flandres, e levantava gente neste reino, houve V. M. por bem escrever-me encomendando-me por carta sua e escrita em Vila Viçosa a…de… que pelas obrigações que tinha a Mamede Pereira, desejava V. M. que eu me encarregasse do seu cómodo: assisti-lhe de maneira, que sem que êle houvesse alguma hora saído da côrte de V. Majestade, o fiz prover duma companhia de infantaria, o levei e deixei em Flandres encaminhado a tal fortuna que se não resolveu êle deixái-a, nem ainda quando no crescimento da grandeza de V. M., se lhe estavam prometendo muitos aumentos.

Neste próprio tempo e ocasião me encarregou V. M. outro tal cómodo, para a pessoa de Teodósio Tavares, também criado de V. M.; e sem que êle houvesse servido na guerra, só por obedecer a V. M. o provi duma bandeira. Foi, e esteve em Flandres, donde veio digno de V. Majestade o fazer sargento-mór de um têrço desta cidade.

Foi V. Majestade encarregado do govêrno das arams dêste Reino; posto (ao que então se pode observar) solicitado pelos inimigos de V. Majestade em cujo exercício, a êste respeito, convinha haver grande vigilância. E por que aquelas matérias não eram muito presentes a V. Majestade, quis V. Majestade que lhe apontasse o modo por que se devia haver na direcção das armas; e sem embargo de estar ausente enviei a V. Majestade um papel pelo qual oferecia a V. Majeste de tôdas as advertências não só competentes ao posto,