Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/103

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
PREFÁCIO BIOGRÁFICO
77

mas à conservação da autoridade de sua Real pessoa, que tam bem se logrou depois.

Dois dos maiores negócios externos competentes à conservação desta coroa, fol V. Majestade servido de me querer encarregar dentro em uma semana estando em Évora.

Um se serviu V. Majestade de comunicar-me em sua Real presença; outro me mandou V. Majestade tratar pelo secretário de estado, que por ambos haverem contido segredo não declaro, nos quais, não fiz a V. Majestade menor serviço (havendo representado minha insuficiência) de que o fizera encarregando-me de cada um deles, donde nasceu encarregarem-se a outras pessoas capazes, que dêles deram mui boa conta; devido em alguma maneira àquela útil e bumilde desistência que em mim acharam, fundado no conhecimento que de mêm tinha de que V. Majestade se deu por muito satisfeito.

Estes foram, senhores, meus progressos em dois anos e meio que assisti solto, na corte, e no exército de V. M. Mande V. M. agora a meus émulos, que declarem quais foram os outros por que me caluniam. Quais foram meus designios vistos por minhas obras, ou vindicados por elas nestes seis anos de minha prisão.

Daqui donde não podia servir a V. M. com a pessoa na maneira que me era possível, jámais estive ocioso em seu serviço.

Achar-se hão nas secretarias de V. M. papels, carlas, e lembranças minhas, prevenindo, lembrando, e pediado a V. M. aquilo que, a meu fraco juizo, parecia mais onveniente nas presentes ocorrências.

Publicaram os inimigos dêste reino, e de V. M. vros, e inventivas contre a honra déle e seu real direito,