Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/108

Wikisource, a biblioteca livre
82
PREFÁCIO BIOGRÁFICO

irmão, e primo, tenha a V. M. em sua santa e digna guarda.

Escrita em Paris a 6 dias de novembro de 1648. Vosso bom irmão e primo.

Luis.»

Foi tão atento ao grande decoro que devia à justiça de V. Majestade, que havendo eu recebido esta carta de el-rei cristianíssimo para V. Majestade de que com tanta razão podia confiar muito, desviei que ela se apresentasse a V. Majestade por mãos de algum ministro de França, oferecendo-a eu a V. Majestade pelas do secretário do expediente, afim de não obrigar a V. Majestade contra o seu ditame, a alguma correspondência com aquela corôa, ainda a trôco da minha utilidade.

Presentemente deixei de valer-me da intercessão dos Príncipes Palatinos, com quem tinha alguma conhecimento de Inglaterra, e da Rainha sua mãe, e irmãos quando me achei em Holanda, sendo de alguma maneira invitado com sua autoridade para êsse efeito, só por me não parecer justo oprimir as resoluções de V. Majestade com extraordinárias diligências.

Desejava, e desejo de alcançar o benefício de que necessita minha fortuna, ou da grandeza de V. M. ou da virtude da minha justiça.

Mas se depois de tam vivas razões particulares, podem ter logar as comuns, por singular favor peço a V. Majestade se sirva de mandar ouvir o que àcêrca de minha causa, procedimentos, e pessoa, diz o povo, de quem se afirma por sua bôca fala Deus.

Mande V. Majestade ouvir os soldados, os virtuo-