Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/116

Wikisource, a biblioteca livre
90
PREFÁCIO BIOGRÁFICO

Carta de Guia de Casados ficou escrita minudenciosamente em um dos dez tomos de linhagens, que possuo, e foram escritos por Joseph de Cabedo e Vasconcelos, natural de Setúbal, e Manuel Monis de Castelo-Branco, natural de Vila de Fronteira, ambos contemporâneos de D. Francisco Manuel de Melo.

Antes de levantar de todo o capuz do mistério, quero dar a cópia da nota, que segue o meu traslado do Memorial, e que tem pontos de analogia com a do manuscrito do snr. dr. Aires de Campos, conforme a referida informação do snr. Inocêncio Francisco da Silva.

Diz assim:

ADVERTÊNCIA[1]

A sentença de que aqui se faz menção foi dada em uma segunda-feira, 2 de março de 1648, estando prêso


  1. A nota marginal que aparece transcrita em algumas cópias manuscritas da Justificação com o título de Advertência, ja tinha sido publicada por Inocêncio em 1859 no Dicionário Bibliográfico por comunicação do insigne filólogo. Dr. Aires de Campos encontrada em um dos seus manuscritos ; Camilo transcreveu o texto dado por Inocêncio o que autenticava a verdade do manuscrito a que dava publicidade, mas ainda assim o meticuloso crítico lembrou-se de julgar essa Advertência como invenção romanesca de Camilo. Prestage encontrou-a copiada também no Tacito português, inédito de D. Francisco Manuel de Melo conservado na Biblioteca nacional. Camilo não soube utilizar a luz contida na Advertência, para determinar qual das três Condessas de Vila Nova, que fôram sucessivamente espôsas de D. Gregório, foi a dama objectivo do duelo nas trevas entre D. João IV e D. Francisco Manuel. A morte do criado do Conde Vila