Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/147

Wikisource, a biblioteca livre
CARTA DE GUIA DE CASADOS
121

Êste afago também deve ser discreto, repartindo-o igualmente por obras, e palavras. O vestido quando se não pede, o brinco que se não espera, a saída em que se não cuida, um não sair de casa uma tarde, um recolher mais cedo uma noite, (e, se disser um levantar mais tarde uma manhã, não mentirei) farão logo chaníssimo o caminho para aquele esquecimento, ou desvio dos pais, quando ao marido lhe convenha.


VI


Casamento por conveniencia


Houve quem duvidasse, se podia ser perfeito a amor entre aqueles que por conveniências, e por concertos se casavam : entendendo que esta perfeição de querer, só se guardava para os que casavam por amores. A que se referia um galante, que convidando-o uma sua parenta para que casasse por concertos, lhe deu por resposta : Senhora, não me obrigo a amar ninguém per fé de escrivão, senão pela minha.

De uma, e de outra cousa não faltam bons, e maus exemplos ; mas eu que sou mais amartelado da razão que do caso, direi com alguma novidade o que se me oferece.

Persuado-me, senhor N., que esta cousa a que o mundo chama amor, não é só uma cousa, porém muitas com um próprio nome. Poderá bem ser que por isto os antigos fingissem haver tantos amores no mundo, a que davam diversos nascimentos ; e também pode ser