Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/171

Wikisource, a biblioteca livre
CARTA DE GUIA DE CASADOS
145

¿ Quem dará têrmo a visitas, a merendas, a jogos, a romarias, a camaradas, a comadres, a amigos ? Vira-lhes eu têrmo, e fôra dado por quem fôra.

Senhor, há aí umas cousas, que não são bôas, nem más ; e só as faz bôas ou más o costume. Há outras, que de si não são bôas, e por mais que se costumem, sempre são más. Há outras, que são ruins ; mas que o costume as tem já feito sofríveis. Folgara eu muito que v. m., pois é discreto, me dera por adivinhado, sem me fazer declarar quais são umas, quais outras, que eu declararei por muito comuns exemplos.

Quero lisonjear as mulheres. O uso dos seus guarda-infantes, e cousas desta maneira, ponha entre aquelas, que de si não são más, nem bôas, e o costume lhe dá o ser, ou lho tira. Eu vi andarem as Francesas com semelhante trajo, a que então chamavam verdugadins ; parecerem muito bem, e não lhes ser estranhado. Depois as vi sem êles, e parecerem da mesma sorte. Quando estas cousas se usam, se estimam dignas ; e, quando não, se estimam indignas. ¿ Pode mais ser ? Eu tenho na minha livraria um livro feito por Alonso Carrança, contra as guedelhas, de que diz cousas abomináveis ; e tenho outro feito por Pedro Méxia, em que não cessa de chorar o vêr os homens trusquiados. A razão disto é o uso, que no tempo de um costumavam os cabelos grandes, e parecía vício, e abuso raparem-se os homens ; e no de outro costumavam cabelos rasos, e parecia desonestidade trazerem-se crescidos. Estas tais são as cousas, que não sendo más, nem bôas, o uso as faz bôas, ou más.

Em Flandres (e mais em Alemanha) é acto de galantaria, singeleza, amizade, e bôa lei, beberem os homens tanto, que perdem seu juízo. Mas êste tal cos-