Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/187

Wikisource, a biblioteca livre
CARTA DE GUIA DE CASADOS
161

pre de ocupar bem, bem lho sofrera ; mas em dúvida tenham mêdo de um rato ; desmaiem-se em vendo espada nua ; um trovão seja para elas um dia de juízo. Criou-as Deus fracas, sejam fracas ; oxalá façam o que são obrigadas, não lhes quero pedir mais que sua obrigação.

Já sei que desta vez ficarão de todo mal tôdas comigo. Não quisera discorrer pelo seu entendimento, nem dar regras a cousa que serve de dar regra às outras cousas ; mas pois me atrevi a oferecer preceitos sôbre o amor, que é ainda afeito mais livre, não temo já de os dar para o entender.

Hei-de estranhar por fôrça um dito daquele nosso tam nomeado, e tanto para nomear, bispo D. Afonso, que dizia : A mulher que mais sabe, não passa de saber arrumar uma arca de roupa branca. Nem sentirei melhor do outro que afirmava : Que a mais sabida mulher, sabia como duas mulheres.

Sou de muito diferente opinião, e creio certo há muitas de grande juízo ; vi, e tratei algumas em Espanha, e fóra dela. Por isso mesmo me parece que a aquela sua agilidade no perceber, e discorrer, em que nos fazem vantagens, é necessário temperá-la com grande cautela.

A êste seu juízo não se pode pôr lei alguma ; aos exercícios sim. Como se agora a um homem fôsse dada uma navalha de finíssimo aço, para que fizesse um feito ruim ; mas estando ela ainda em tôsco, aquele que lhe escondesse a pedra em que a queria afiar, fizera o mesmo que se lha tirasse da mão, e escusasse o malefício. Assim, pois não nos é lícito privarmos as mulheres do subtilíssimo metal de entendimento, com que as forjou a natureza ; podemos, sequer, desviar-lhe as