Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/190

Wikisource, a biblioteca livre
164
CARTA DE GUIA DE CASADOS

Não me tenha v. m. por maldizente ; mais vale que por proluxo. Mas em verdade, que tudo o que aponto é digno de ser lembrado.

Pedia uma dama a um seu irmão, homem discreto, que lhe desse uma letra para certa empresa sua, que queria mandar abrir em um sinete ; respondeu-lhe : Minha irmã, deixai as empresas para as adargas dos cavaleiros andantes ; as empresas, que haveis de mandar abrir, sejam chavões para fazerdes bolos a vosso marido quando o tiverdes.


XXIII


Mulheres palreiras, descompostas e muito risonhas


Falar sempre, é mau ; rijo, é malíssimo ; e em logares indecentes pior que tudo. Acontece que muitas que se prezam de discretas, respondem alto nas igrejas pare que as ouçam, e aplaudam ; entendem com as amigas, que lhe ficam longe, a fim de serem ouvidas. Também o suspirar à prêgação, fazer gestos com a cabeça, como que lhe contenta o que se disse, rezar desentoado, compassar a música, são cousas que não houveram de ser.

Fale a mulher discreta o necessário, brando, a tempo, com tom que baste para ser ouvida da pessoa a quem fala, e não das outras. Comparou bem um entendido as pessoas com os sinos, que pela voz se conhece se estão sãos, ou quebrados. Escuso de mostrar como as palavaras informam do ânimo ; porque assim como pelo correio que vem de tal parte, sabemos as novas