Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/195

Wikisource, a biblioteca livre
CARTA DE GUIA DE CASADOS
169

côr, porque logo Deus (como elas dizem) lhes mostra o que há-de ser, requeiro a v. m. que tal cousa não admita.

Galantemente o advertiu o nosso Sá nos seus Vilhalpandos, espelho de graça, e cortesania. Quando a vélha, que ensinava a matrona, mandasse nove môças em romaria com vélas de cera virgem para abrandar a condição do filho travésso ; torna a fazer a vélha aquela tam estremada lembrança : Ouvis, senhora ; a cera das vélas convém que em todo o caso seja virgem ; que as môças, quer o sejam, quer não. Tais costumam ser de ordinário aquelas suas devoções, tais as circunstâncias em que elas põem a fôrça de sua virtude.

Umas há, que chamam madres, que se prezam de dizer cousas em segrêdo : se se casará, se terão filhos, se será o marido governador de tal parte, se ficarão viúvas cedo ; benzem enfermos, vão a Santo André, gastam rolos com seus nós todo o ano : afirmam que a alma do parente não esteve mais que três dias no Purgatório : guardar, senhor, de tudo isto, como do próprio inferno.


XXVI


Frades e freiras


Vejo que já me estão perguntando, ¿ como se haverão em o trato dos frades ? Responderei com a resposta de um cortesão, ou aconselharei com o seu conselho. Dizia êste, sendo assim perguntado : Olhai, eu sou amicíssimo dos frades : se não são bons, não lhes quero dar ocasião em minha casa para que sejam piores : se são