Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/197

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
CARTA DE GUIA DE CASADOS
171

concurso. Em dias de festa será conveniente acompanhar-se da parenta, e da amiga ; ir cedo ; e não entrar na casa de Deus com o mesmo estrondo que se entrára em uma batalha, destroçando, e atropelando o povo, que se queixa, e as murmura. Esta é mannha de algumas senhoras, e não por certo bôa manha. Não seja a última que sáia, nem a primeira.

Tinha também que dizer a umas que comem nas Igrejas, para ficar para a tarde ; a outras, que sem propósito se levantam mil vezes cada hora a rezar de joelhos, não sendo tempo ; mas parece apertar muito : fique pelo menos sabido que não esquece.

O uso das penitências, para quem as usa, é saudável. Na mulher que as aprende, convém que se moderem. Há uns casados tam indiscretos que se desviam da mortificação, quando algum a quere receber. Isto não deve ser assim : porque quem ama a pessoa, muito mais deve amar o espírito. A mulher bôa, que sem excesso se mortifica, é digníssima de que se lhe dê todo o azo, e licença, para que prossiga em sua oração, e mais exercícios santos. Ao marido o mesmo a mulher ; que o contrário é amar de gentilidade.

Duvido (ou não sei se não duvido) de que seja conveniente a amizade de casadas com freiras. Isto podia ser mais, e menos tolerável, segundo fôsse mais, ou menos freqüente. Por cousa tenho senhoril ter bôa amizade com uma religiosa, que as mais delas, ou são santas, ou discretas, curiosas, e pessoas de estima ; quando o negócio não chegasse a amores impertinentes, escritos de cada dia, ciúmes de cada hora, presentes, e viagens de todo o ano. O mais, como digo, antes fôra bem permitido ; e que a casada mandasse à freira seus presentes, por festas, e a visse por festa.