Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/198

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
172
CARTA DE GUIA DE CASADOS

O mesmo a seu confessor, ao prelado conhecido do convento reformado. Fez Deus aos ricos tesoureiros dos pobres ; e assim é razão que se deixem usar dêles, como de acredores seus.

Não tenho aqui que dizer mais, e antes cuido que fui sobejo. Salvo se acrescentar um aviso de cousa, com que há muito tenho azar ; a qual é vêr a umas mulheres andar sempre fazendo festas, pedindo-as, prometendo-as, e aceitando-as com o pretexto que elas querem. Falei já no servir a Deus quam bem parecia ; mas nesta matéria creio que há não pouco inconveniente, porque às vezes uma senhora a trôco de se não escusar de receber uma capela, e um ramalhete em uma salva, cuidando que se apouca em a não aceitar, a aceita, e põe depois seu marido em maior vergonha, ou não fazendo a festa, ou fazendo-a mal, do que ela se ficára escusando-se dela. Até a estas cousas alcança a obediência que aos maridos se deve.


XXVII


Atavios


Ande a mulher tôda vestida, e sempre composta por sua casa, e jàmais a vejam seus criados em hábito indecente. Como para ela não é bem que haja outro mundo que seu marido, creia que assim convém aparecer a seu marido, como se aparecera a todo o mundo.

Estou de candeias às avessas com um novo costume de umas capinhas, que não sei donde vieram ; por-