Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/199

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
CARTA DE GUIA DE CASADOS
173

que me não lembra que tal visse em nenhuma parte. Ora seja, ou não seja de outra nação, êle não é trajo autorizado, nem (a meu juízo) decente ; e já tam vulgar, que isso mesmo pudera ser o seu desprêzo. Podendo-se com mais razão dizer pelas tais capinhas, o que dizia um pechoso pelas violas, que sendo um excelente instrumento, bastava saberem-no tanger os negros e patifes, para que nenhum honrado o pusesse nos peitos.

Chega o desatento a tanto, que neste trajo se aceitam visitas ; e é cousa muito para evitar, por ser tam pouco airosa para quem a oferece, como para quem a recebe. Ambas as pessoas desestima quem a sua mostra ser compostura a outra pessoa. Ao que bem aludia um cortesão, que sendo convidado de um amigo, e dêle mal agasalhado, lhe disse: Não cuidei que éramos tam amigos.


XXVIII


Facilidades dos maridos


Há homens fáceis em mostrar a seus amigos sua mulher. E suposto que êsse costume diz simplicidade de ânimo, e é usado entre os estrangeiros ; todavía nem hoje está o mundo para que um só queira ser êsse simplíssimo, nem ainda nesses, que o costumam fazer, deixam de estar sucedendo casos, que os puderam mui bem haver feito mudar êsse costume.

Convidava (em Espanha era) um senhor principal, e bem casado a alguns amigos seus de alta condição ;