Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/201

Wikisource, a biblioteca livre
CARTA DE GUIA DE CASADOS
175

deu êle : Porque vós não sois minha mulher, senão meu marido.

E a mim me dizia um discreto, e galante casado : que deixarem as mulheres de mandar seus maridos, era impossível ; mas que o que estava à conta dos homens honrados, era fazerem que isto fôsse o mais tarde que pudesse ser. Eu não me contentára com menos, senão que nunca fôsse ; dando mui bem por escusadas essas matronerias.

Desejei de mandar uma cadeia de ouro a uma casada, que estando chovendo, e ela para ir fóra, quando já se molhava muito bem, e lho advertiam os criados, chamou um pagem, e lhe disse : Dize a teu senhor, que me mande dizer se chove, porque me não fio dêstes, nem de mim, e escusarei de sair. Oh ! que discretíssima ignorância ! Oh ! que invenção de obediência, tanto para ser obedecida !

Parece, senhor N., que nos vamos esquecendo das cousas picantes, que dão mais contentamento, e são salsa das outras ; e de verdade não menos necessárias.


XXIX


Govêrno da casa


Ainda não falei no tráfego da casa. Isto é cousa que requer muito tento. Quisera eu as casas de um só gargalo. Muitas portas, muitas serventias, não aprovo. As casas dos reis, e príncipes tem infinitas guardas, e

13