Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/220

Wikisource, a biblioteca livre
194
CARTA DE GUIA DE CASADOS

nho tantos outros meios de segurança, que de todo percam êsse receio.

¿ Quem duvída se deve muito maior agradecimento ao médico que nos dá regras para não perder a saúde, que ao que nos dá mèzinhas para que depois de perdida possamos cobrá-la ?


XXXIX


Jôgo


O jôgo em todos os estados é ruim ofício, se é ofício, quando não passe de ocupação cortesã, e que anda anexa à ociosidade dos poderosos.

Eu viera fàcilmente em que se jogara o lícito, se eu soubera medir até onde era lícito o jôgo ; mas ainda acho maior dificuldade em poder ter mão nas rédeas da cólera ou ambição daqueles que jogam ; afectos, que jàmais se enfreiam. Sôbre uma muito pequena causa se arma uma porfia, e sôbre ela uma perda de honra, ou de vida ; porque os homens já não fazem motivo da quantidade da perda, senão da qualidade da dúvida.

São tantos os exemplos, que não há para que provar os danos do jôgo. Olhem-se as lágrimas ; escutem-se as tragédias. Era dito de um discreto, que vinho, jôgo, e tabaco se deviam de vender nas boticas como mêzinha.

O solteiro, se joga, joga o seu, ainda quando dermos que é seu isso que joga. O casado joga o que é alheio, porque êle não tem em sua família mais de um