Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/221

Wikisource, a biblioteca livre
CARTA DE GUIA DE CASADOS
195

quinhão ; e respectivamente tem ali outros a mulher, os filhos, e os criados. ¿ Logo como pode com justiça aventurar, contratar, e perder o alheio ?

Tinha um senhor, mui inclinado a jôgo, uma filha muito querida. Começou a perder dinheiro, jóias, alfaias, que ia mandando buscar a sua casa, e eram tôdas gran parte do dote daquela sua filha. Ela afligida, e queixosa justamente, tomou seus criados, e foi-se onde êle jogava : viu-a o pai, e com grande sobressalto lhe perguntou que queria dêle em tal logar ? Respondeu-lhe : Venho, senhor, a que V. S. me jogue também, e que me perca ; porque, assim como assim, ¿ eu para que valho já em casa sem o que V. S. tirou dela?

Um, que gabava o jôgo, chamava-lhe escola da paciência. Fôra-o, se nela se aprendesse como se gasta. A êste fim considero em muitas vezes a servidão de um taful ; a que não acabo de dar saída ; porque quando vejo que, se contra um dêstes se dá uma sentença de vinte mil réis pronunciada por um juiz, e confirmada por três, alega dúvidas, põe encargos, mete tempo em meio, e ainda no fim de todo, ou não paga, ou se queixa ; e logo naquele maior demanda do jôgo os vejo tam obedientes, que porque sota de ouros veio primeiro que seis de espadas, lhe levam sua fazenda, e o dá por bem julgado : confesso a v. m. que, quando tal vejo, não sei filosofar em qual seja a causa desta temperança à vista daquela demasia.

Acabarei de falar no jôgo com uma bem grande galantaria dum dos nossos antigos cortesãos. Dizia êste, que três bens desejava a seus inimigos para se vêr vingado dêles : pedir, mas que lhe dessem ; pleitear, mas que vencessem ; jogar, mas que ganhassem.