Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/224

Wikisource, a biblioteca livre
198
CARTA DE GUIA DE CASADOS

Também nesta obrigação não deixou de haver opiniões bem contrárias ; e tanto, que entre dous esposados de grande juízo ouvimos contar de um, que indo-se a recolher, dissera ao seu estribeiro : Fazei ter prestes àmanhã bem cedo para irmos à caça ; que visita de cada dia não pode ser larga. E de outro, que sendo-lhe perguntado pelo moço que lhe dava de vestir, que vestido queria lhe concertasse para o outro dia, lhe respondeu : Vai-te para casa de teu pai até que te mande vir ; porque primeiro se há-de segar aquele trigo, que ali andam semeando, que eu haja mister vestido. Tais são, e tam várias as opiniões dos homens ; pelo que um entendido dizia : ¿ Sabeis vós porque o corpo é negro ? Porque se vos não pergunta se é negro, ou branco.

Já v. m. tem visto como nestes avisos não sigo alguma ordem, senão aquela, e aquilo, que a memória me vai oferecendo. Creio que longe fica de seu logar (mas em qualquer parte vem a tempo) o amoestar ao casado, que com o mesmo tento que deve falar diante de sua mulher louvando as alheias, deve (e com maior ainda) de gabar a própria diante dos homens.


XLII


Se deve louvar-se a espôsa


Pode, e deve bem o marido, quando haja razão, e necessidade, louvar modestamente as virtudes de sua mulher : digo as virtudes, mas não digo as excelências : e das mesmas virtudes não se faça ostentação a cada