Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/226

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
200
CARTA DE GUIA DE CASADOS

que não sendo a gente ciosa, nem a terra maliciosa, houve assaz murmuração, e durou muito; o que tudo procedeu da incauta confiança daquele descuidado ma- rido.


XLIII


Remoques perigosos, e impertinências


Outros há que, com tam pouco tento, levados, ou do desejo, ou da facilidade de sua condição, mostram en práticas às mulheres lhes não pezará de licar viuvos. E suposto que os mais lançam êstes ditos a zombaría, naquelas que os ouvem, se guardam como indícios do animo, e sinal certo de desamor; que na verdade vemos melhor pago na mesina moeda, do que se costuma dizer que o amor se paga. Desvie-se o prudente de tais remoques; antes em feitos, e ditos, mostre sempre a sua mulher aquela boa lei, com que dela quisera ser tratado. Não como se conta do outro, que estando a sua agonizando, e dizendo que tinha grande desconsolação de deixar lal, e tal cousa por fazer; éle The respondeu: Morrei vós, senhora, que tudo bem se fará.

Guarda, senhor N., de ser proluxo, e cansado, como não poucos são a suas mulheres e amitias. É certo cousa intolerável de sofrer a impertinência de muitos, que sem alguma razão mais que aquela de que estàu em sua casa, gritam, são comichosos. e enfadam as criaturas, ora querendo uma cousa, ora não querendo aquela própria cousa que quiseram. O ódio começa em desagra-