Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/227

Wikisource, a biblioteca livre
CARTA DE GUIA DE CASADOS
201

do, e por ali vai subindo, até se fazer ódio, que assaz de vezes achamos entre a mulher, e o marido ; servindo as causas do perpétuo consórcio, que haviam de ministrar a amizade, e fé, persuadir a inimizade, e perfídia.

Já que conto a v. m. histórias assim, não hei cá de deixar esta. Solicitava com esquisita importunação em Roma a beatificação da venerável matrona Margarida de Chaves, um seu filho, que eu muito bem conheci, e de sua bôca ouvi o que digo. Tinha o Papa Paulo V, remetido a causa a certo cardial, que já andava tam temeroso do requerente, que em o vendo fugia dêle. Sucedeu chegar a falar-lhe um dia, estando o cardial mais que outros enfadado ; e havendo-lhe lembrado, como costumava, seu negócio, lhe respondeu : Senhor, não nos cansemos em provas da santidade de vossa mãe ; provai sòmente que vos sofreu ; que o Papa a declarará logo por Santa.

É assim, que se considerarmos o que se sofre a homens impertinentes, e que se prezam de senhores absolutos, e que em nada tanto o parecem, como em se darem a padecer às pobres das mulheres ; sem falta elas farão a Dens tam grande sacrifício de paciência, que bem poderão ser contadas no número das Santas.

Pois uns gritadores, e que por qualquer mosca que voou contra seu gôsto, já fundem a casa, e tiram dela o segrêdo de sua má condição, e êles próprios e lançam na rua ! Deus nos livre, senhor, de tam mau costume. Disse bem o que disse, que ninguém padece tanto incómodo, que, se puser os olhos no que outros padecem, lhe falte razão para suportar o que padece.

Esta paixão toca de ordinário nos muito altivos, e nos muito desarrazoados. Aqueles cuidam que todos, e tudo fez voto solene de os servir ; estoutros não que-