Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/229

Wikisource, a biblioteca livre
CARTA DE GUIA DE CASADOS
203

procuram despojar da honra, e da vida. Algumas com esperança de sucederem em seus logares (como não poucas vezes acontece) ; outras por gozar mais soltamente sua ruim liberdade. Daqui ouvimos tragédias lastimosas ; daqui vimos bodas infames.


XLV


Avisos


Entre os conselhos tocantes às virtudes do ânimo, que vàriamente tenho apontado a v. m., convém fazer-lhe presente de alguns avisos concernentes ao bom govêrno de sua casa : cousa que por outro nome mais elegante chamam os filósofos virtude económica, segunda parte da sciência civil, que também é segunda parte da filosofia moral. Isto enfim não é outra cousa que a indústria, e prudência com que o cidadão, o fidalgo, o grande, e também o pequeno, governam sua família ; que no príncipe é arte política, ou matéria de estado ; chamem-lhe os filósofos como lhe chamarem.

Êsse capitão romano, que tinha para si saberia bem dispôr uma batalha aquele que bem sabia dispôr um banquete, dissera melhor quando afirmasse saberia bem governar uma rèpública, quem sabia bem governar sua casa ; pois é certo que a cidade é uma família grande, e a família uma cidade pequena.

Aconteceu-me um dia (e porque o conto com tôda a verdade, era uma véspera de Reis) ir a visitar um fidalgo meu amigo, que por morar longe da minha pou-