Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/235

Wikisource, a biblioteca livre
CARTA DE GUIA DE CASADOS
209

negócio assim o pedissem, fôra de parecer que os criados comessem primeiro ; porque de outra sorte seria intolerável, e anda sempre a casa mal servida : acontecendo que por esperar o senhor que comam os criados, se comem depois dêle, perder mil vezes o negócio, ou saída, por não ter de quem se acompanhe.

Gabo muito, senhor meu, um conservar nas casas certos costumes nossos familiares, e antigos, que as fartam, alegram, e agasalham, corroborando de novo o amor que se tem ao senhor da casa. Teve v. m. um parente grandíssimo mestre destas políticas, e o mais amado amo de seus criados que eu vi jàmais, por estas e outras utilíssimas humanidades que guardava com êles.


XLVII


Comédias e romarias


Digo eu que o casado, por alegrar sua mulher, e família, mesmo de seu movimento, mande (se as houvesse) fazer em sua casa duas, e três comédias cada ano. Seja êle próprio o que com elas convide ; tem-se aquilo em muito ; dizem logo dêle que é um anjo ; e na verdade é mostra de bondade folgar de que folguem os outros com as cousas decentes. Não como o nosso rei D. Pedro, que chamaram crú, e cruel, que mandava de noite acordar o povo que dormia, porque êle não podia dormir.

Arme outras tantas romarias, e folgas, que cheguem