Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/241

Wikisource, a biblioteca livre
CARTA DE GUIA DE CASADOS
215

ou solteiros. Dissera eu aos reis, se falara com êles, que para as conquistas, e guerras ofensivas que se fazem em províncias distantes, buscassem os solteiros ; porque pela liberdade se arriscam ; e por virem a descansar na pátria, e buscar espôsa, abreviam mais as empresas, e são menos custosos na vida, e na morte a seus senhores. Ao contrário, para dentro de sua província, e na guerra defensiva, prefiram os casados aos solteiros nos postos militares ; porque por defenderem a mulher, filhos, e honra dêles, costumam os homens obrar maiores feitos, que por benefício de sua própria vida.

O mesmo, que aconselhara aos reis para com os vassalos, aconselhara aos vassalos para com os reis. Assim nas eleições, assim nas pretenções.

¿ Passa v. m. por isto ? Que me ia eu agora me tendo em políticas, e cousas de estado sem me sentir ! Lá se avenham os que mandam o mundo. Com licença de v. m. quero fazer minha volta, e vir-me do pégo para a terra.


L


Esquisitices e tratamentos


A cousa com que mais atentado sou, é uns que dão em nomearem as mulheres por circunlóquios, chamando-lhes ora a minha vélha, a minha companheira, a minha hóspeda, a minha obrigação, a mãe dos meus filhos, e cousas assim, que em qualquer tom que sejam ditas, parecem pouco graves, e, a meu juízo, indignas