Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/246

Wikisource, a biblioteca livre
220
CARTA DE GUIA DE CASADOS

LII


As ministras


Dão muitas destas senhoras mulheres de ministros, com grande risco de seus maridos, e casas, em quererem ser elas ministras também como êles. A três pontos se reduzem êstes inconvenientes : Interceder pelos que pretendem, negociar com os despachados, revelar segredos aos negociantes.

Não sei qual é pior. Afirmo que tudo é péssimo para a opinião dos ministros, cujas mulheres se deixam levar do aplauso, interêsse, e ambição. Tenho em meu poder a cópia duma carta de Carlos V para D. Filipe seu filho, quando em uma de suas jornadas o deixava governando, e instruía dos sujeitos que lhe dava por ministros ; e chegando a um, de quem não tinha tôda a satisfação, diz estas palavras : Fulano era el mejor de todos, si fuera eunuco ; porque la mujer deshace en aquel hombre las mejores partes que he visto.

Nas mulheres de ministros de justiça é mais perigoso êste costume. Mas porque os de estado são pessoas maiores, quando neles se acha êste defeito, é mais notável ; ou quiçá que o não é tanto nos primeiros, por ser mais ordinário. Ao que aludia um cortesão, que, pegando-se o fogo em casa de um ministro de justiça pouco escrupuloso, ia dizendo pelo caminho: Acudamos, senhores, à nossa fazenda, que se nos queima.

Queixava-se um requerente a outro de que um seu juiz, sendo pobre, gastava como rico: e nomeando suas