Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/250

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
224
CARTA DE GUIA DE CASADOS

de-se dizer à mulher o que a mulher pode remediar com suas forças, ou com o conselho; o que não pode remediar, não convém que se lhe diga. Confesso houve, e haverá no mundo mulheres de grande coração, donde fora bem empregada toda a confiança; contudo isto são como uns baratos, que dá a natureza, quando se acha rica, e sobeja, que não devemos de esperar haja repartido com todas; e apenas podemos crer que com algumas os repartisse.


LV


Casamentos dos filhos


Uma das cousas, em que os casados mais necessitam de advertência é nos casamentos dos filhos. V. m. aínda está longe ; porém, como nisto falamos por uma só vez, não será justo que, havendo-me lembrado de tanta impertinência, me esqueça de cousa tam importante.

Anda uma prática entre os homens, que afirma que o tempo do casamento dos filhos é quando houver meIhor ocasião. Esta regra, a meu juízo, é bem falive); porque, dado que haja boa ocasião para casar, e má disposição para casar, em tal caso o acerto seria duvidoso, e as mais vezes não seria. Deve-se entender isso da ocasião depois da disposição, e quando a vontade des filhos estivesse conforme para receber ésse estado. Porque ainda que das conveniências dêle se podía esperar que o proveito trouxesse o gosto; todavia a von-