Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/250

Wikisource, a biblioteca livre
224
CARTA DE GUIA DE CASADOS

de-se dizer à mulher o que a mulher pode remediar com suas fôrças, ou com o conselho ; o que não pode remediar, não convém que se lhe diga. Confesso houve, e haverá no mundo mulheres de grande coração, donde fôra bem empregada tôda a confiança ; contudo isto são como uns baratos, que dá a natureza, quando se acha rica, e sobeja, que não devemos de esperar haja repartido com tôdas ; e apenas podemos crer que com algumas os repartisse.


LV


Casamentos dos filhos


Uma das cousas, em que os casados mais necessitam de advertência é nos casamentos dos filhos. V. m. ainda está longe ; porém, como nisto falamos por uma só vez, não será justo que, havendo-me lembrado de tanta impertinência, me esqueça de cousa tam importante.

Anda uma prática entre os homens, que afirma que o tempo do casamento dos filhos é quando houver melhor ocasião. Esta regra, a meu juízo, é bem falível ; porque, dado que haja bôa ocasião para casar, e má disposição para casar, em tal caso o acêrto seria duvidoso, e as mais vezes não seria. Deve-se entender isso da ocasião depois da disposição, e quando a vontade dos filhos estivesse conforme para receber êsse estado. Porque ainda que das conveniências dêle se podia esperar que o proveito trouxesse o gôsto ; todavia a von-