Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/254

Wikisource, a biblioteca livre
228
CARTA DE GUIA DE CASADOS

pre era bem que fôra bom ; mas lá diz o rifão castelhano : Hagase el milagro, hagalo el diablo. O casar mal, e a desgôsto dos pais, é o último desconcêrto, e o que mais vezes se vê. Tem só' o remédio na preservação ; porque para o êrro não há mèzinhas. Advirtam-se assim os pais de darem com tempo estado aos filhos ; e pelo menos, quando não possa ser com a brevidade que se deseja, mostrem-lhes que disso se trata. Com esta esperança os entretenham.

Acontece haver homens, que por se gozarem de sua casa inteira, ouvem mal, e respondem pior aos casamentos dos filhos ; e não poucas mulheres há que por não verem a nora enfeitada junto a si, ou a filha descoberta, e próximo o perigo de serem avós antes de tempo, enxotam de casa as bôas ocasiões das bôdas dos filhos, que dão em ser tam melindrosas, e desconfiadas, que poucas vezes tornam onde una vez as desprezaram. Vale-se de tam indignos defeitos o marido sisudo, e a mulher honrada. Queiram para os filhos quando sejam pais, aquilo que, quando eram filhos, quiseram para si.


LIV


Sogras, noras, genros, e cunhados


Não é pouco, nem pouco proluxo, o que se tem discursado. Cada ponto quisera já que fôra o último ; mas com licença de v. m. não me haverei de despedir sem falar em sogros, e sogras, noras, e genros, cunhados, e cunhadas.