Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/86

Wikisource, a biblioteca livre
60
PREFÁCIO BIOGRÁFICO
 
MEMORIAL [1]
A el-rei D. João IV N. 6.
Oferece
D. Francisco Manuel de Melo

Prêso há seis anos por parte da Sua Justiça.

Justificação de suas acções, ante Deus, ante Vossa Majestade, e ante o mundo, contra as falsas calúnias impostas por seus inimigos.

Qui ambulat simpliciter ambulat confidenter: qui autem depravat vias suas manifestus erit:


 

  1. Barbosa Machado apontando na Biblioteca lusitana as obras inéditas de D. Francisco Manuel cita um manuscrito intitulado: Justificação de suas acções ante Deus, ante Sua Majestade e ante o mundo contra as falsas calúnias impostas dos seus inimigos.

    Dêste inédito tirou Herculano dois excertos, que publicou no Panorama em 1840, pelo seu valor autobiográfico. Barbosa o considerou um Memorial dirigido a D. João IV, e como tal o tomaram Camilo e Prestage, porque nas cópias da Justificação, lhe encabeçaram êsse título. São duas peças diferentes: D. Francisco Manuel de Melo, na sua Carta de 28 de Janeiro de 1650 ao Conde Camareiro-mór, deciara: «eu fiz dois papeis, um longuíssimo (porque não pude acabar menos com a minha dôr) outro brevíssimo, mas certíssimos ambos.» O extenso, que é a Justificação, que se divulgou por cópias particulares, foi substituído por um resumo, condição a que teve de submeter-se D. Francisco Manuel de Melo, para poder ser lido pelo ministro e na melhor esperança pelo rei. Êste Memorial: — ao mui alto e muito poderosa rei nosso senhor D. João IV, aos doutissimos e meretíssimos Senadores por Sua Majestade consultados, — ficou absolutamente ignorado, e descoberto pelo