Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/98

Wikisource, a biblioteca livre
72
PREFÁCIO BIOGRÁFICO

encarregado em nome de V. Majestade pelo embaixador Tristão de Mendonça do govêrno daquela armada que êle lá prevenira para socorro dêste reino.

Governei-a, e a conduzi a Lisboa, sendo aquele um dos maiores socorros que em seu pôrto entraram à custa de imenso trabalho meu; pela contrariedade dos tempos e falta de todos os meios necessários.

Justifiquei e assino particular o ânimo com que vinha, por só alcançar a honra de vassalo de V. Majestade fazendo por estudo de não pedir mercê alguma, por que desejava primeiro merecê-las.

Os postos para que V. Majestade foi servido destinar-me por sua real grandeza, se movia a fazer mercê dêles não por algum género de diligência minha.

Aqueles em que todos cuidaram poderia ser empregado, se desviaram. Eu observando como pude o semblante de minha fortuna, em nenhum posto falei jamais, e dalguns procurei humildemente escusar-me; por que conhecia convir assim naquele tempo, tanto ao serviço de V. Majestade, como à minha conservação, até que o mesmo tempo qualificasse meus procedimentos, com o que, a prazer de todos, podia merecer outros logares.

Fui depois, em fôro de soldado, servir a V. M. a Alentejo. O como servi e obrei em um ano de assistência, dirão os cabos debaixo de cuja mão servia. Vivos são, honrados são, estou pelo que disserem.

No mesmo dia em que eu estava diante dum esquadrão, governando-o contra os inimigos de V. M. estava alguma pessoa, — que desta prática já haverá dado a Deus conta — nesse Paço, persuadindo a V. M. me mandasse prender, por que eu sem dúvida, — a juízo