Página:Cartas e mais peças officiaes dirigidas a Sua Magestade.pdf/19

Wikisource, a biblioteca livre
( 15 )

ro caminho do dever, quereis outra vez fazer-vos dignos do nome de honrados, e fieis Soldados Portuguezes, ou desobedecendo ás Minhas Ordens , serdes marcados para sempre com o ferrete de rebeldes, e foragidos. Decidi! .... — Príncipe Regente.

Noticia — Como consla , que a generalidade dos habitantes desta Corte, levados do verdadeiro espirito de liberalidade , do amor á inclyta Nação Portugueza , do mais ardente desejo do solido bem, perpetuidade, e indivisibilidade do Império Portuguez, e do cordial affecto , respeito á Real Casa Reinante, desejão assignar a Representação, que pelo Illustrissimo Senado da Camara se dirige ao Heroico, e Augusto Príncipe Real, e Regente do Reino do Brazil, para que interpretando justa, e racionavelrnenle as Ordens, que sobre este objecto ao Mesmo Real Senhor forão ultimamente transmittidas, não deixe este Reino, como único, e indispensável meio de conseguir os importantíssimos fins da união reciproca, que foi proclamada; faz se-lhes saber, que quem quizer assignar a sobredita Representarão , se dirija a rua da Ajuda N. 137 no dia de hoje 8 do corrente impreterivelmente, onde a lerá, e achando-a digna, assignará, sendo desses sentimentos.

Manifesto do Povo do Rio de Janeiro sobre a residencia de Sua Alteza Real no Brazil, dirigido ao Senado da Camara.

Illustrissimo Senado — O Povo do Rio de Janeiro, conhecendo, que os interesses das Nações reunidas em hum centro cominum de idéas sobre o bem publico devem ser os primeiros objectos da vigilância daquelles, que estão revestidos do caracter de seus Representantes; e de mais convencido, de que nas circumstancias actuaes se constituiria responsável para com as gerações futuras, senão manifestasse os seus sentimentos á vista da medonha perspectiva, que se offerece a seus olhos, pela retirada de Sua Alteza Real; se dirige com a ultima energia á presença de Vossa Senhoria, como seu legitimo Representante, esperando, que mereção toda a sua consideração os motivos, que neste se expõem, para se suspender a execução do Decreto das Cortes sobre o regresso de Sua Alteza Real para a antiga Sede da Monarquia Portugueza.