Página:Cartas e mais peças officiaes dirigidas a Sua Magestade.pdf/34

Wikisource, a biblioteca livre
( 30 )

tando as vistas de sua Politica, não duvida dizer altamente, que os verá nos Thronos do antigo Hemisfério; porque pelas virtudes de seus Augustos Pais, pelo sangue de seus Avós, são destinados a cingir o Diadema, e talvez a Europa só espere pela época do complemento de sua idade para lhes offerecer a Purpura, e as Insígnias da Realeza.

Sendo estas as esperanças do Brazil, conhecendo nós o grande pezo, que V. A. R. nos dá na balança dos nossos interesses, e dos nossos futuros destinos, não podemos de nenhum modo, nem por consideração alguma, consentir no decretado regresso de V. A. R.

O abaixo assignado protesta, que estes são os sentimentos do seu Excellentissimo General, cujo enthusiasmo pela gloria do Soberano, e da Nação, he a divisa da soa conducta: são as idéas de todos os Officiaes Generaes, tão dignos da Gloria, que os immortalizará em todos os séculos nos fastos da Monarquia Portugueza: são os princípios, que distinguem em geral todos os seus Patricios : e pela verdade destes sentimentos o referido abaixo assignado não duvida offerecer sua vida; representando por ultimo a V. A. R., que se elle se adiantou a dar este passo, sem esperar as Credenciaes de sua Patria, he porque está firmemente seguro, que faz grande serviço aos habitantes daquella Provincia, eque incorreria em sua indignação, se informado primeiro que elles desta infausta noticia, não fizesse ver o seu interesse, clamando em seu nome pela residencia de V. A. R. no Brazil. Rio de Janeiro 9 de Janeiro de 1922 — O Coronel Manoel Carneiro da Silva Fontoura.

Edital — O Senado da Camara julga do seu dever annunciar ao Povo desta Cidade, que hoje ao meio dia poz na Presença de S. A. R. o Príncipe Regente do Brazil as Representações, que lhe dirigio ; e que o Mesmo Senhor se dignou aunuir a ellas, dando a resposta seguinte.

" Convencido de que a presença de Minha Pessoa no Brazil interessa ao bem de toda a Nação Portugueza , e conhecendo, que a vontade de algumas Províncias o rêquer, demorarei a Minha sahida até que as Cortes, e Meu Augusto Pai, e Senhor, deliberem a este respeito com perfeito conhecimento das circumstancias, que tem occorrido. "