Página:Cartas e mais peças officiaes dirigidas a Sua Magestade.pdf/36

Wikisource, a biblioteca livre
( 32 )

mentos. Palacio do Rio de Janeiro em 21 de Janeiro de 1822 — José Bonifacio de Andrada e Silva.

Senhor — Os Pernambucanos residentes nesta Corte vem com ornais profundo acatamento, e cheios do maior enthusiasmo, congratular-se na Augusta Presença de V. A. R. pela resolução heróica, e verdadeiramente Real, que V. A. acaba de tomar, decidindo-se a ficar entre os Brazileiros: he a acção mais brilhante, que V. A. podia praticar: em hum só momento tem V. A. R. adquirido huma gloria superior a todos os feitos admiraveis, de que estão cheias as historias dos Senhores Reis, e Príncipes Portuguezes.

Os Pernambucanos, estereis em expressões lisongeiras, não sabem usar de linguagem, que não seja franca, e sincera: he um defeito, que se lhes nola; mas que elles por tal não reconhecem: por isso, usando da franqueza de seus sentimentos, elles se apresentão a manifestar seu grande regozijo pela magnanima resolução de V. A., pelo rasgo politico cheio da maior firmeza, da maior liberalidade, e da maior sabedoria, com que V. A. R. se tem hoje collocado acima de todos os Príncipes do Universo. Em hum instante fez V. A. a conquista em ambos os mundos. Ganhando os animos dos Brazileiros; apertando os laços da União Portugueza em hum e outro hemisferio, que parece estava a dissolver-se; adquirindo para a Monarquia uma força irresistível, tem V. A. dado á Nação inteira o único impulso capaz de salvala da anarquia; capaz de mantela em perfeita integridade; capaz, em fim de, na escala das primeiras Potencias do mundo, elevala a hum gráo superior.

Quanto distão desta inimitável acção todas as façanhas, com que os grandes Príncipes da Europa tem perpetuado os seus nomes! A gloria, com que V. A. se tem immortalizado , he sem igual.

O engrandecimento por meio de conquistas sanguinolentas; os triunfos adquiridos por via das armas, com que os guerreiros se ensoberbecem, e se illudem ; as acquisições por ineio de negociações seductoras, dirigidas pela intriga dos gabinetes; outros meios semelhantes de dilatar as Possessões dos Estados, e que huma sã razão não pôde deixar de reprovar, ainda quando se achão (impropriamente) re-